domingo, 19 de agosto de 2012

Segredos, dúvidas e devaneios no cais II



- Finalmente Londres passou a bandeira Olímpica para o Rio de Janeiro! É triste perguntar, mas será que daqui a 4 anos o brasileiro terá educação suficiente para se comportar de forma correta perante os jogos? O Pan-americano no RJ foi um atentado ao bom senso. Inaceitavelmente o público comemorava com entusiasmo (como se comemora um gol nos estádios) cada queda dos ginastas estrangeiros. Cabe lembrar que os ingressos eram bem caros, comprovando que civilidade, espírito esportivo e educação não tem nada a ver com poder aquisitivo.

- A morna temperatura das campanhas eleitorais está prestes a esquentar. Na próxima terça-feira começam as propagandas políticas e, ao que tudo indica, começarão as trocas de farpas entre os candidatos. Teremos mais um emaranhado de conhecidas táticas para caçar os votos dos riograndinos ainda indecisos. Pensando no Legislativo, a maior dificuldade do nosso sistema eleitoral é ter paciência suficiente para garimpar alguma proposta concreta dos aspirantes. Como sempre, uma pá de postulantes a vereança é capaz de gerar uma pá de boçalidades e de propostas vazias. Uma nova reforma eleitoral também poderia ser fundamental para melhor regular o número de candidatos aos pleitos, grande parte não passando de caça-votos para as suas legendas.

- Falando em eleições, afinal, quando a incendiária Prefeitura Municipal terá sua restauração concluída? Seis longos anos já se passaram e nada! Ainda no início de 2012 o Jornal Agora noticiou, em matéria intitulada “Obra de restauro ainda sem conclusão”, que o arquiteto William Pavão Xavier apontara o mês de abril (!!!!) como o previsto para a finalização dos trabalhos. Aposto com o próprio Nero que tudo acaba antes de 07 de outubro...

Incêndio de 2006: Roma é aqui!

- Incrível como a longa Greve dos Professores Federais está servindo para evidenciar péssimas particularidades da sociedade brasileira: primeiro, boa parte da população ainda vê o grevista com olhar preconceituoso, uma espécie de “trabalhador em férias e sem aviso prévio para o retorno”, um privilegiado que chora com bolso cheio, daí surgem vários e vários artigos e cartas pela imprensa buscando jogar a população contra a classe docente alegando o prejuízo social com a suspensão das aulas; em segundo lugar, não será essa geração que presenciará a Educação como prioridade para um governo federal; terceiro, a grande mídia odeia um funcionário público, ainda mais o tipo federal concursado que, em regime de greve, consegue atingir a educação das classes alta e média do país, afinal, se os seus filhos tiveram condições de passar no vestibular, eles possuem o direito de ter aulas, pensam alguns; e, por último, podemos comprovar que o peleguismo ainda vive, forte e belo!

- No último dia 14, terça-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão que responsabilizava o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (chefe do abominável Doi-Codi entre 1970 e 1974) por torturas a uma série de vítimas no Período Militar. Sem nenhuma consequência criminal punitiva, a deliberação do TJ consegue nos deixar com um sentimento ambíguo: felizes por ter a certeza de que esse simples juízo ainda deve render outros bons frutos, e, por outro lado, tristes por lembrarmos o quanto estamos atrasados no quesito justiça às vítimas do período.

- Apesar de reconhecer as necessidades financeiras que atravessa o S.C. São Paulo, não posso deixar de demonstrar o meu desgosto ao ver o Estádio Aldo Dapuzzo “engolido” por construções pelo lado da Av. Presidente Vargas. A frente do nosso Estádio já é passado! Mais um patrimônio local destruído que vai ficando na memória dos rio-grandinos.


Nosso quase laico Supremo

- Perguntinha: até quando o Supremo Tribunal Federal manterá um crucifixo em sua parede?


* Palavras escritas ao som de A Treasure (2011), de Neil Young

Nenhum comentário:

Postar um comentário