quarta-feira, 1 de maio de 2013

Homenagem ao Dia do Trabalhador


Homenagem a todos operários vítimas do "Massacre da Linha do Parque", ocorrida em Maio de 1950, na Cidade do Rio Grande. Em especial, a Honório Alves de Couto, Angelina Gonçalves, Osvaldino Correa e Euclides Pinto, assassinados pela repressão policial.





“Se desejamos e necessitamos comemorar um primeiro de maio com disposição de luta, com firmeza de defender nosso país da ocupação estrangeira, precisamos atentar, nesse dia, para a organização da classe operária, criando organizações em que ela se congregue, em que construa seus instrumentos de luta, adquira confiança em si própria e adquira experiências.” (Antonio Rechia, 28 de Abril de 1950)*


* Três dias após esse discurso ser proferido na Câmara dos Vereadores de Rio Grande, Antonio Rechia foi baleado por policiais que reprimiam as manifestações de Primeiro de Maio. Entretanto, o ferimento que o deixou paraplégico não foi capaz de tirá-lo das futuras lutas trabalhistas.

3 comentários:

  1. Olá Juarez, hoje estava lembrando dessa data.
    Sou sobrinha neta do Antônio Rechia e neta do Manuel Rechia.
    Agradeço a homenagem ao tio Antônio!
    Não vivi este tempo, mas meu pai vivenciou. Ele tinha 12 anos.
    Sei que foi um tempo muito difícil pra minha família, mas este fato não era comentado entre meus familiares.
    Agradeço a homenagem ao tio Antônio e a todas as pessoas que sofreram com este acontecimento sangrento!

    Elisabete Rechia Barboza, neta de Manuel Rechia e sobrinha neta de Antônio Rechia.


    ResponderExcluir
  2. Que legal, Elisabete!

    Saiba que estou trabalhando com os dois irmãos, Antonio e Manoel. Duas figuras importantes para a luta operária riograndina. Sistematicamente lançarei trabalhos parciais dos dois para, no final, proporcionar uma obra completa.
    Gostaria muito de conversar com familiares contemporâneos a eles. Terias alguém para me indicar?
    Abraço
    Juarez

    ResponderExcluir
  3. Oi Juarez, podes procurar Juraci Rechia Rocha e Juremi Rechia Canary, são as duas pessoas que podem te contar algo mais. Sou mãe da Lívia, tua aluna do curso de História.. consegui com a tia Juraci alguma coisa do material que tens. Espero que ela tenha algo mais que possa acrescentar. E também quero agradecer pela homenagem à homens e mulheres que viveram e morreram por seus ideais... coisa rara hoje em dia! Abraço

    ResponderExcluir